BIOPLASTIA NASAL

TAMBÉM CONHECIDA COMO RINOMODELAÇÃO

Bioplastia Nasal também conhecida como Rinomodelação é um procedimento NÃO cirúrgico realizado para corrigir defeitos do nariz. Na busca pelo visual perfeito, homens e mulheres estão cada vez mais mudando detalhes do visual da face. Um dos campeões de mudanças em mesas de cirurgia é o nariz, detalhe mais marcante do rosto. Há diversos procedimentos para chegar ao nariz perfeito, e um deles é a bioplastia no nariz, ela está na lista dos mais populares no Brasil.

OBJETIVO DO PROCEDIMENTO É A MELHORA ESTÉTICA DA PIRÂMIDE NASAL

O procedimento tem por objetivo a melhora da estética da pirâmide nasal em uma ou mais sessões para esculpir o nariz. Por ser o ponto central na face, é muito importante levar em consideração a anatomia do nariz, dando equilíbrio e harmonia de toda face.

INDICAÇÕES DA BIOPLASTIA NASAL

 – levantar, afinar ou sustentar a ponta do nariz;
– melhorar o dorso do nariz, como “esconder” o osso ou giba nasal,melhorando, dessa forma, o perfil do rosto;
– afinar o nariz, dando aparência de mais estreito;
– correções de ligeiras depressões e assimetrias que possam ter ocorrido após intervenções cirúrgicas.

 

MELHORA ESTÉTICA SEM NECESSIDADE DE CIRURGIA

A bioplastia nasal é bastante procurada para os que querem melhorar a estética nasal, mas não querem se submeter a uma cirurgia. O preenchimento de nariz, com ácido hialurônico, é a técnica de resultados temporários que permite melhorar as imperfeições do nariz. Com anestesia local e com o paciente acordado, o procedimento dura em média de 40 a 60 minutos, de acordo com a complexidade. A aplicação pode ser feita em consultório. Não existe corte, portanto não há cicatriz.

O QUE É BIOPLASTIA?

A bioplastia é a técnica de preenchimento da pele e pode ser realizada via profissional especializado em diversas partes do corpo. Existe o preenchimento de nariz, mas também o de glúteos, facial como um todo para preenchimento de rugas e esticar a pele, nas mãos para remover marcas da idade, nos lábios para aumentar o tamanho ou o formato da boca, no queixo para mudar a forma, dentre outros. O profissional envolvido no tratamento estético é um dermatologista e o procedimento pode ser feito em seu próprio consultório por meio de anestesia local. Como não é uma cirurgia plástica, o tratamento estético pode ser feito a qualquer momento e a paciente poderá ir para casa e continuar suas atividades normalmente.

COMO FUNCIONA?

A bioplastia nada mais é que um preenchimento cutâneo, ou seja, das camadas da pele. Mas não é algo superficial, e sim nas camadas mais profundas da pele. Micro grânulos feitos de materiais biocompatíveis são inseridos na pele para que ela aceite aquela como uma parte natural do seu corpo. Esses materiais responsáveis pelo preenchimento da região tratada podem ser definitivos ou temporários. Os mais comuns são o PMMA (polimetil-metacrilato) e o ácido hialurônico. O tratamento foi inventado para corrigir imperfeições de amputações e eliminar a necessidade de uma plástica. Contudo, tudo o que torna as pessoas mais bonitas acaba entrando no universo da plástica e este tratamento foi muito positivo para a correção de imperfeições na pele.

ANESTESIA LOCAL

Requer uma anestesia local apenas porque envolve uma agulha, mas é considerado um procedimento seguro e o paciente estará acordado o tempo todo. Como é um preenchimento, normalmente serve para pessoas com nariz de tamanho normal, que desejam aumentar alguma parte dele. A aplicação do material é feita em uma região bem específica: perto do osso, para aderir a ele e no meio do músculo, para que este se reeduque no formato e faça o preenchimento funcionar. A aplicação é feita logo após uma anestesia e por isso não costuma doer. Todo o procedimento mais ou menos uma hora e o inchaço permanece na pele por no máximo dois dias. Não haverá dor depois. O médico (dermatologista ou cirurgião plástico) aplica no nariz pequenas injeções da substância, preenchendo possíveis sulcos até conseguir uma superfície lisa e harmônica, de acordo com as expectativas do paciente. Depois do processo, o paciente deve usar um curativo de fita microporosa por até 48 horas. No entanto, apesar da área ficar um pouco dolorida e inchada, as atividades do dia a dia podem ser realizadas normalmente.

CONTRAINDICAÇÕES

A bioplastia nasal é contraindicada para gestantes, pessoas com doenças autoimune e ainda com lesões no local da aplicação. Como o ácido hialurônico é absorvido pelo corpo, a técnica pode durar entre nove meses a um ano e meio, variando de pessoa para pessoa. Bom salientar que depois de passado o efeito, o nariz não mudará sua forma, ficando diferente do que era anteriormente. Não há riscos de ficar com o nariz deformado por conta da substância, já que a mesma é natural do nosso organismo. No máximo, ele volta ao formato que era anteriormente.

Agência Digital em Florianópolis