Acne

 Foliculite
10/03/2015

  • Acne (“espinhas”): doença muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Embora a acne seja uma doença que não envolva risco de vida, ela é capaz de provocar alterações psicológicas e físicas. O tipo mais comum é o que ocorre na puberdade, com apresentação principalmente na face, tórax e ombro. Em média, 30-80% da população jovem apresenta essa doença.

 

  • É uma doença do folículo pilo sebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores como: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo propionibacterium acnes.A acne têm uma tendência a ser mais grave no sexo masculino, mas, também, atinge as mulheres.

Antigamente pouca importância era dada ao tratamento da acne, porém a crescente preocupação com a estética, levou não só a procura precoce ao tratamento quanto a indústria internacional a desenvolver novos e eficientes produtos.

 

Tratamento da acne

  1. O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e sendo individualizado a cada caso. Tendo como objetivo a prevenção de cicatrizes, manchas e a recidiva das lesões.
  2. Cremes tópicos, antibióticos tópicos e oral e isotretinoina (Roacutan®) oral são os medicamentos usados pelo dermatologista para tratar todas as formas de acne dependendo de cada caso.

 

Acne tratamento estético

  1. Limpeza de pele: deve ser realizado por um especialista (fisioterapeuta dermato funcional) e não em casa. Indicado para limpeza e retirada de cravos de forma adequada e higiênica.
  2. Peelings químicos e físicos indicado para tratar a acne em atividade, manchas e cicatrizes.
  3. Laser fracionado indicado para o tratamento das cicatrizes deixada pela doença.
  4. LED e Luz Pulsada são tecnologias que emitem energia para aliviar a inflamação e tratamento da acne.

 

 

Agência Digital em Florianópolis