Dermatite de contato
10/03/2015Olheiras
10/03/2015- Câncer de pele é uma doença oncológica que ocorre em decorrência de um desenvolvimento anormal das células da pele, onde há uma multiplicação destas células até formarem um tumor.
- Das neoplasias existentes, o câncer de pele é o mais frequente correspondendo a cerca de 25% das neoplasias malignas registradas no Brasil, porém quando detectado de forma rápida, apresenta altos níveis de cura.
- Diversos fatores são implicados no desenvolvimento das neoplasias de pele como: historia familiar, pessoas com a pele e olhos mais claros, exposição prolongada e repetida ao sol, sendo este ultimo um dos grandes vilões.
- As neoplasias de pele podem se manifestar em diferentes formas. O carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide, também conhecido como câncer de pele não melanoma, são os mais frequentes, porem com um melhor prognóstico e, o melanoma é um câncer mais raro, porem mais letal.
- É importante salientar que cabines de bronzeamente artificial emitem radiação ultravioleta e podem ser desencadeadores de câncer de pele.
- O uso do filtro solar indicado pelo Dermatologista é muito importante na prevenção.
- O autoexame da pele é muito importante para que o diagnostico e tratamento sejam alcançados com rapidez. Qualquer mancha que esteja coçando, ardendo, escamando, sangrando, mudando de cor e tamanho, feridas que não cicatrizam, são sinais em que deve ser avaliado pelo Dermatologista.
- O tratamento pode ser realizado através de cirurgia, terapia fotodinâmica, radioterapia e em casos muito selecionados, medicamentos tópicos.