MASSAGEM RELAXANTE/SHIATSU

FONTE DE CALMA E VITALIDADE

A massagem Shiatsu, fonte de calma e vitalidade, é uma das massagens mais populares que existem e vem da medicina tradicional chinesa. Baseia-se no princípio do fluxo de energia que rege o organismo.

TÉCNICA EFICAZ NO COMBATE AO ESTRESSE

A essência da massagem Shiatsu é eliminar os bloqueios para liberar energia. Ela permite que o corpo recupere a saúde e a estabilidade. É uma técnica terapêutica muito eficaz que serve para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, produzindo um relaxamento profundo do corpo. Isso é feito através da pressão sobre o corpo nos pontos de acupuntura, mas sem o uso das agulhas. Ao contrário de outros tipos de massagem, a massagem Shiatsu geralmente é feita com a pessoa totalmente vestida. Portanto, não se usa óleo de massagem.

RELAXAMENTO CORPORAL

O massagista pressiona uma série de pontos associados a certas partes do corpo. A massagem Shiatsu é usada para atuar em órgãos falhos ou nós musculares. O Shiatsu contextualiza a busca pela saúde, associada ao bem-estar, relaxamento e à diminuição do estresse que tem-se tornado constante na sociedade atual. Nesse panorama, a massagem Shiatsu é uma das terapias mais procuradas para se alcançar esse objetivo, por ser uma das mais eficientes massagens. Originária do Japão, por definição, essa massagem é uma técnica terapêutica que deve ser aplicada em pontos específicos do corpo, por meio dos dedos, palmas das mãos ou cotovelos, para aliviar pontos de tensão e promover o relaxamento corporal. Um dos princípios mais importantes dessa técnica é justamente a “pressão com os dedos”, que conta com muitas variações. Através das pressões, provoca relaxamento corporal. De fato, tudo depende da necessidade da pessoa e da intensidade do gesto desejado pelo praticante, mas tudo de forma a aliviar esses pontos de tensão. É crucial que ela seja realizada por profissionais com formação específica.

BENEFÍCIOS

Os benefícios da massagem Shiatsu incluem:

–  Aliviar as tensões musculares;
– Melhorar a postura;
– Aumentar a circulação;
– Reequilibrar o fluxo energético;
– Facilitar a retirada de toxinas, proporcionando uma sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade.

Os pontos que deverão ser estimulados pela aplicação da massagem Shiatsu recebem o nome de meridianos, que são os canais por onde a energia corporal flui. Ao receber muito ou pouco fluxo energético, eles se desequilibram e podem provocar problemas físicos e mentais. De acordo com os orientais, há dezenas de meridianos em nosso corpo. Nessa técnica, porém, trabalha-se com um sistema principal, de 12 (doze)meridianos, e um auxiliar, com 2 (dois):

– Pulmões

– Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo

– Coração

– Intestino Delgado

– Triplo-Aquecedor

– Intestino Grosso e fino

– Baço-Pâncreas

– Fígado

– Rins

– Bexiga

– Vesícula Biliar

– Estômago

Auxiliar:

– Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo.

– Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Pela estimulação desses meridianos, a massagem promove diversos benefícios, sejam corporais ou mentais. Conheça os principais benefícios da massagem Shiatsu:

– Alívio das tensões e do estresse;

– Restabelecimento da energia;

– Melhora da respiração;

– Melhora da postura física;

– Melhora do sistema circulatório;

– Alívio de dores de cabeça;

– Alívio de dores musculares;

– Ativa a circulação dos vasos linfáticos;

– Prevenção de doenças;

– Aumento do bem-estar;

– Combate insônia e ansiedade;

– Alívio da Tensão Pré-menstrual.

Para uma massagem Shiatsu eficaz, é necessário um tempo de 45 minutos a uma hora.

Agência Digital em Florianópolis