PREENCHIMENTO OLHEIRAS

‘OLHOS JANELAS DA ALMA’

Quem sofre com o aspecto cansado e as manchas escuras ao redor da pálpebra inferior, as chamadas olheiras, sabe bem o quão incômodo pode ser esse problema. E se como diz o ditado famoso “Os olhos são a janela da alma”, não é à toa que por meio dos nossos olhos, demonstramos alegria, tristeza, raiva, interesse, reprovação, amor. Além disso, os olhos são uma parte muito valorizada na beleza – é só pensar quantas vezes você já fez uma maquiagem especial com o intuito de “destacar o olhar”.

PELE AO REDOR DOS OLHOS MAIS SUJEITA A SINAIS DE ENVELHECIMENTO

A pele ao redor dos olhos é muito fina e, em consequência, muito sensível, estando sujeita a apresentar sinais de envelhecimento precoce como linhas de expressão, rugas, escurecimento e as temidas olheiras. Causada pela alta concentração de melanina ou pelo congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos, as olheiras podem ser de causa genética, mas também comportamental, podendo se agravar por fatores externos como: estresse, falta de sono, cansaço, excesso de sol, envelhecimento e alergias. Mas, independentemente das suas causas, muita gente acaba recorrendo a dermocosméticos clareadores ou tratamentos a fim de amenizar essa região escurecida abaixo dos olhos, um deles é o preenchimento com ácido hialurônico.

SABE COMO FUNCIONA ESSA SUBSTÂNCIA PARA MELHORAR AS OLHEIRAS?

O Preenchimento de Olheiras é mais indicado para as pessoas que possuem o tipo de olheira profunda. Ou seja, quando a pessoa apresenta uma depressão do sulco logo abaixo dos olhos, que forma uma sombra marcante. Devido a essa característica, ficam com o rosto sempre com aspecto de cansaço. Para diminuir esse problema, o preenchimento é a opção com os resultados mais satisfatórios. Isso porque, dependendo do caso, nem o uso de dermocosméticos ou maquiagens dão conta de disfarçar essas sombras.

PROCEDIMENTO SIMPLES

De modo geral, o Preenchimento de Olheiras é um procedimento simples, para correção das olheiras profundas. É feito para preencher os sulcos, depressões ou rugas presentes em torno da região dos olhos, que podem ser causadas pelo envelhecimento ou por uma questão genética. O procedimento é um grande aliado no tratamento das olheiras, principalmente quando a causa é a perda ou reabsorção de colágeno ao redor dos olhos. O gel de ácido hialurônico tem a função de preencher e restabelecer a estrutura dessa região das pálpebras inferiores quando o paciente começa a perder a sustentação. Naqueles que apresentam sulcos ou depressões “encovadas” nesse local, a técnica age como um preenchedor – substituindo o volume perdido – e um hidratante, que retém a água nessa região mais envelhecida. Apesar de existirem outras opções de preenchimento, como o feito com gordura, o preenchimento de olheiras feito com ácido hialurônico é a opção mais utilizada. Esse ácido é uma substância que nosso organismo produz naturalmente, mas que passa a produzir em menor quantidade a partir dos anos. Assim, a pele acaba ficando mais ressecada e com aspecto envelhecido. O preenchimento com ácido hialurônico ajuda a tratar o problema ao devolver elasticidade e hidratação a pele. Essa melhora da hidratação da pele acontece devido ao potencial do ácido hialurônico de absorver água com bastante facilidade. Por isso, ele ajuda a suavizar rugas, cicatrizes e olheiras, sendo uma substância presente em diversos dermocosméticos. Além disso, o Preenchimento de Olheiras com ácido hialurônico também proporciona uma espécie de amortecimento que ajuda na reparação dos tecidos, preservando a ação da elastina e do colágeno na pele. Apesar de ser uma substância sintética, o ácido hialurônico utilizado no preenchimento pode ser utilizado sem grandes riscos, sendo um procedimento seguro e com bons resultados.O importante é ter em mente de que é preciso buscar um profissional competente para fazer o procedimento da forma mais segura possível.

COMO É FEITO?

O preenchimento normalmente é feito por um dermatologista ou cirurgião plástico, mas também pode ser realizado por outros profissionais, como o cirurgião-dentista ou biomédico. O profissional, independente da área, deve iniciar o procedimento realizando a higiene adequada da região e fazendo a marcação em que a injeção de ácido hialurônico será feita. Para essa marcação, o profissional deve apalpar a borda óssea da região dos olhos, para definir onde o ácido deve ser injetado. Ao contrário de outros tipos de preenchimento, no caso das olheiras, é preciso ter bastante cuidado com a densidade da aplicação, por se tratar de uma pele mais fina do que dos lábios. Por exemplo, se as injeções forem muito superficiais pode ocorrer um efeito contrário ao propósito do tratamento, causando o surgimento de hematomas, inchaço e nódulos. Após a marcação, uma pomada anestésica é aplicada no local, para que o paciente não sinta dor ou desconforto durante a aplicação do preenchimento. Depois de feita a injeção do ácido hialurônico, o profissional realiza uma massagem na região, ajudando a espalhar melhor a substância aplicada e suavizando as depressões. Esse é um procedimento que pode ser feito em homens e mulheres, com anestesia local e com duração, em média, de 15 minutos.

CÂNULA OU AGULHA?

A aplicação do ácido hialurônico pode ser feita com cânula ou com agulha, o que pode ser uma escolha do profissional. Normalmente, a opção mais utilizada é a cânula, por ser um instrumento que oferece um risco muito menor de traumas ao tecido (pele). Com a cânula, as chances do procedimento provocar hematomas ou de atingir algum vaso sanguíneo é bem mais reduzido, devido a ponta romba (mais achatada ou “quebrada”) que possui. No entanto, o preenchimento pode ser feito com a agulha e o paciente ter os mesmos resultados. Portanto, é mais uma decisão ou preferência do profissional. O preenchimento de olheiras não é um procedimento definitivo. Por isso, após algum tempo, para manter os mesmos resultados, o paciente deverá refazê-lo. O tempo de duração depende muito para cada pessoa. Com ácido hialurônico, a duração em média varia entre 6 meses a 1 ano, podendo durar até 2 anos em alguns casos.

PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS CAUSA INCHAÇO?

Pode causar. Em alguns pacientes, é possível que a região em torno dos olhos fique mais avermelhada e inchada nos primeiros dias após o procedimento. Essa inchaço pode ocorrer como consequência a ação do ácido hialurônico no organismo, por ele ser capaz de absorver uma quantidade muito grande de água.Por isso, o médico pode recomendar o uso de compressas de gelo durante 5 a 10 minutos na região, para ajudar a amenizar o inchaço. O normal é que esse inchaço desapareça dentro de algumas horas após a realização do preenchimento ou no máximo até 2 dias.

PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS DEIXA O OLHO ROXO?

Pode deixar. O surgimento de hematomas nem sempre acontece em todos os pacientes, mas de maneira geral, nos primeiros dias é comum que a região fique avermelhada ou mais arroxeada. Dependendo da forma da aplicação (uso de agulhas ou profundidade inadequada), pode ocorrer algum dano aos tecidos e a formação de hematomas. Por isso, a região pode ficar roxa.

PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS DÓI?

Não deve doer. O Preenchimento de Olheiras é um procedimento feito com o uso de anestesia. Por isso, não deve causar dor ou desconforto no paciente durante a realização da técnica. No entanto, se após passar o efeito da anestesia surgir algum incômodo ou dor, converse com o profissional.

PROCEDIMENTO É DEFINITIVO?

Não. O preenchimento, seja ele feito com gordura ou ácido hialurônico não dura para sempre. Para cada pessoa pode durar um tempo diferente, mas em média dura no máximo até 2 anos.

Agência Digital em Florianópolis