TERAPIA CAPILAR

TRICOLOGIA, ESPECIALIDADE MÉDICA DA DERMATOLOGIA

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é uma preocupação muito antiga na nossa sociedade. Para nos ajudar com essa tarefa podemos contar hoje com mais uma ferramenta: a terapia capilar. É um ramo dentro da tricologia (especialidade médica da dermatologia) que estuda novas técnicas para prevenção e tratamento de doenças do couro cabeludo e dos fios.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS RELACIONADAS AO COURO CABELUDO

Consiste em métodos de prevenção e de tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e couro cabeludo, na tentativa de minimizar agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos. Os principais tratamentos da terapia capilar são máscara de argila, massagem capilar, peeling capilar e fotobioestimulação.

TERAPIA CAPILAR, MUITO MAIS QUE UM TRATAMENTO ESTÉTICO

Mas você já conhece a Terapia Capilar? Ela é muito mais do que um tratamento estético que visa a melhoria visual dos fios. A terapia é também muito importante para manutenção da saúde de toda estrutura capilar, desde a prevenção e o combate de doenças ligadas ao couro cabeludo, por exemplo. A terapia capilar pode gerar a ativação sanguínea do couro cabeludo, aumenta a permeação de ativos, realiza a limpeza profunda do couro e dos fios, desobstrui o bulbo capilar e viabiliza a ação antifúngica e antibacteriana. Evitando e tratando males como a alopecia, tricotilomania, caspas e seborreia e outras disfunções ligadas à desidratação, ressecamento, má formação e falta de crescimento.

TERAPIA CAPILAR TRATAMENTO PARA OS CABELOS E O COURO CABELUDO

Os cabelos são estruturas anexas ao corpo e desempenham diversas funções, como proteger o couro cabeludo das variações térmicas, das ações negativas dos raios UV e melhorar a sensibilidade tátil, mas também sofrem com disfunções. Para tratar essas disfunções existem as Terapias Capilares, que vão tratar os cabelos e o couro cabeludo, deixando-os saudáveis novamente. Os cabelos normalmente, cumprem um ciclo no qual muitos deles surgem, crescem e caem, para serem substituídos por outros. Uma queda normal pode levar à perda de 50 a 100 fios de cabelos por dia e essa queda às vezes nem chega a ser notada pelas pessoas. Quase sempre, a queda normal ou excessiva, é melhor observada durante o banho ou ao se pentear.

QUEDA CAPILAR

Diversos fatores podem causar a queda capilar, e podem ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas mais velhas. O estresse é atualmente, uma das causas mais comuns, outras são: falta de nutrientes, uso de produtos químicos no cabelo, pós-parto, anemia, infecção por fungos, reação ao uso de medicamentos e fatores genéticos.

DIAGNÓSTICO DE ENFERMIDADES DO COURO CABELUDO

Para que a Terapia Capilar seja eficaz, é necessário o correto diagnóstico das doenças que ocasionam perda de cabelo, caspas, oleosidade e outros sintomas. É por isto que ela atua em parceria com a tricologia, ramo da ciência que estuda os cabelos e pelos desde 1902. Ela é responsável pela pesquisa e diagnóstico das enfermidades que atingem o couro cabeludo e os pelos faciais, com a barba masculina.

ALOPECIA

Em homens, os primeiros sinais da queda dos fios surgem aos 15 anos e vão se aprofundando até os 25. Durante esse tempo, ela pode facilitar a identificação do tratamento mais adequado e desempenhar a favor do fortalecimento dos fios, prevenindo e até curando a alopecia, que atinge em maior ou menor grau, metade da população masculina.

CABELOS SAUDÁVEIS

Já o público feminino busca a terapia capilar, em sua grande maioria, para restaurar a vitalidade dos cabelos, que em diversos casos são danificados por tratamentos químicos como tinturas e alisamentos, que são bem populares no Brasil.

 

COMPROMETIMENTO PARA OBTER RESULTADOS

Mas para adquirir os resultados esperados, é necessário um grande empenho. Esse processo é geralmente realizado em algumas etapas, que podem ser dividas em semanas ou quinzenas. A partir da iniciação do tratamento, é essencial manter a regularidade das sessões para evitar, entre outros fatores, que a saúde dos fios e de toda estrutura capilar seja prejudicada. O tempo e o tipo de tratamento só são estabelecidos após a primeira avaliação, que é feita com o auxílio de um aparelho que permite a visualização aproximada em até 300 vezes do fio e do folículo, o que possibilita detectar com maior facilidade as causas dos problemas, indicando o tratamento adequado.

INDICADO PARA TODOS OS TIPOS DE CABELO

Fato é que a Terapia Capilar é indicada para todo tipo de cabelo, independente se você sofre ou não com qualquer problema relacionado aos fios ou ao couro cabeludo. Esse tipo de tratamento, além de preventivo, serve também para trazer a sensação de relaxamento e bem-estar, que são fundamentais na manutenção de sua saúde capilar. Esses resultados já são sentidos nas primeiras sessões, trazendo benefícios que vão muito além da estética. A terapia está indicada para quem deseja melhorar o aspecto dos fios (cabelos porosos, opacos, quebradiços etc) ou até mesmo tratar caspa (dermatite seborréica), coceira e sensibilidade do couro cabeludo.

TRATAMENTO VARIA CONFORME O DIAGNÓSTICO

A escolha de qual método será utilizado depende do diagnóstico. Esse diagnóstico deve ser feito preferencialmente por um médico tricologista porque inclui a execução de exames de sangue, tricoscopia do couro cabeludo e exclusão de doenças infecciosas e auto imunes. No Instituto DME contamos com o apoio de aparelhos com lentes de aumento para a análise de 60x, 150x e 700x para um diagnóstico completo da fibra capilar.

MÁSCARAS DE ARGILAS

As máscaras de argila podem ser indicadas em várias situações. Para aquelas pessoas que apresentam muita descamação como caspa, seborreia ou até mesmo psoríase, podemos usar argila verde e rosa. Esses produtos têm propriedades secativas e conseguem administrar a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo.

MASSAGEM CAPILAR

A massagem capilar é um método complementar que fornece uma ativação da circulação local através de um estímulo mecânico. Associada a essa massagem podemos utilizar máscaras adequadas que impermeabilizam os fios e ao mesmo tempo nutrem couro cabeludo, sem deixar um aspecto pesado e oleoso.

PEELING CAPILAR

O peeling capilar é um método exfoliativo em que usamos um shampoo com microesferas. O shampoo é friccionado no couro cabeludo, associado a uma massagem, para remover impurezas e células mortas. Isso deixa o ambiente mais limpo e a circulação mais ativa, promovendo mais saúde no crescimento dos fios.

FOTOBIOESTIMULAÇÃO

O laser de baixa fluência e o LED de luz vermelha são métodos não invasivos que favorecem a qualidade, a força e a espessura dos fios. Possui ação anti-inflamatória, acelera a divisão celular e a o crescimento do epitélio. Todos estes efeitos somados levam a diminuição da queda e aumento da fase anágena (fase de crescimento dos fios).

Agência Digital em Florianópolis