TRATAMENTO DE RUGAS COM TOXINA

VOCÊ SABE REALMENTE O QUE É?

O tratamento para rugas com toxina é o procedimento estético mais realizado no Brasil. Afinal, ele é uma excelente solução para suavizar rugas! A toxina é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, porém a toxina industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, tornou-se a primeira toxina registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas.

UTILIZAÇÃO

Utilizamos a toxina para o tratamento de rugas dinâmicas, marcas de expressão, para mudar o desenho das sobrancelhas (arqueamento). As rugas dinâmicas são aquelas formadas pela contração muscular, como os pés de galinha e linhas da testa. A toxina trata pés de galinha, rugas entre as sobrancelhas e linhas na região da testa. Também é possível arquear as sobrancelhas. Já por exemplo o bigode chinês não pode ser tratado com a toxina. A toxina também não é indicada para tratar as rugas estáticas, ou seja, os sulcos permanentes, que aparecem independentemente da expressão facial, como o bigode chinês. Isso porque o bigode chinês ou sulco nasogeniano (SNG) é feito com outro tipo de tratamento, como os preenchimentos, que para este tipo de ruga são a opção mais interessante. A ação da medicação se dá da seguinte forma: os músculos faciais se contraem quando recebem ordens de uma substância chamada acetilcolina. A toxina age bloqueando a ação desta substância, somente na área que recebeu a aplicação. Quando não existe a contração do músculo não há formação de rugas. As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

EFEITOS

Como a maioria dos procedimentos estéticos para o rosto, também tem efeito temporário. Nas mulheres, a suavização das rugas dura por cerca de 4 a 6 meses. Já nos homens, que têm uma musculatura mais firme, o efeito costuma permanecer por até 4 meses. Muitas pessoas ficam preocupadas com a possibilidade de ficar sem expressões faciais após o procedimento, mas quando o processo é feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico experimente, isso não vai acontecer, pois a toxina é aplicada apenas no músculo responsável por formar a ruga – deixando um efeito rejuvenescedor bastante natural. O congelamento das expressões pode ser feito se isso for solicitado pelo paciente, de forma que se deve aplicar uma dose maior para paralisar totalmente os movimentos. Contudo, a maioria das pessoas busca um resultado mais discreto. Outra dúvida bastante comum é se a toxina pode ser aplicado para aumentar os lábios, saiba que não, esse tratamento estético não oferece esse efeito. A reposição ou o aumento do volume dos lábios ou de outras regiões, como as maçãs do rosto, o maxilar e as mãos, pode ser feita com o preenchimento, mas não com toxina. A toxina também não deixa a boca ‘torta’ esse é um efeito muito indesejável que só vai acontecer se o procedimento não for bem executado; por exemplo, se for aplicada uma quantidade de toxina maior de um dos lados da boca do que do outro. Quando o procedimento para o rosto é bem feito, isso não acontece. Não é necessário se afastar das atividades laborais, de modo que a volta ao trabalho é imediata. Contudo, o paciente não deve fazer exercícios físicos, massagear o local ou se deitar nas quatro horas seguintes à aplicação. A aplicação de toxina para o rosto não deixa grandes marcas na pele. Entretanto, podem surgir pequenos nódulos no local da aplicação, os quais desaparecem em alguns minutos. Além disso, por ser um procedimento que necessita da inserção de agulhas na pele, podem surgir pequenos hematomas, pois não há como evitar por completo que algum vasinho seja atingido.

Agência Digital em Florianópolis