TÉCNICA POUCO CONHECIDA

O Eletroderme com drug-delivery, não é uma técnica tão conhecida do público quanto outros procedimentos estéticos como: peeling, preenchimento facial, laser e lifting, que são utilizadas para tratar alguns sinais do envelhecimento como rugas, manchas e flacidez.

Essas são técnicas bastante conhecidas e capazes de apresentar bons resultados nos tratamentos de rejuvenescimento.

Porém o Eletroderme vai além, é uma técnica é capaz de suavizar as rugas, melhorar a textura, aumentar a luminosidade e combater a flacidez, melhorando a aparência geral da pele.

Na verdade, este é um procedimento estético que vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento contra o envelhecimento por facilitar a permeação dos produtos nas camadas internas da pele.

DRUG-DELIVERY e a entrega de ativos

O nome da técnica ‘drug-delivery‘ talvez faça você se lembrar de um disque-entrega de medicamentos, mas saiba desde já que ele não tem nada a ver com farmácias. Essa expressão, que poderia ser traduzida por “entrega de ativos”, define o mecanismo como um produto terapêutico é enviado até o local exato onde ela poderá agir.

Devido às características da nossa pele, como a queratinização, ela não permite que os produtos tópicos aplicados de forma tradicional penetrem nas camadas internas, ficando restritos à superfície.

Dessa forma, para que os produtos cheguem até as camadas mais internas, é preciso quebrar a barreira da pele, permitindo uma maior penetração desses produtos.

AÇÃO DO TRATAMENTO ELETRODERME ASSOCIADA AO DRUG-DELIVERY

A ação de neocolagênese da radiofrequência microagulhada é potencializada com o uso das substâncias.

O Eletroderme ao mesmo tempo, que prepara a pele para receber a aplicação de medicamentos por cima das micro perfurações, com o drug-delivery, leva os clareadores ou antioxidantes, direto na derme média, trazendo resultados ainda mais brilhantes.

A técnica permite por exemplo a inserção de ácido hialurônico na região facial por meio de agulhas, com total controle do médico e na dosagem perfeita, que é 100% aproveitada. A substância promove firmeza ao estimular as fibras de sustentação da pele.

Diferente da técnica de drug delivery comum, em que as microagulhas perfuram a pele e as substâncias são aplicadas posteriormente aproveitando esses canais de entrada das agulhas, o D&D funciona como uma injeção, então não há perda de substância na camada mais superficial da pele. Ou seja com a tecnologia D&D, as agulhas fazem a entrega dos ativos diretamente no alvo, como se fosse uma ‘injeção’ por isso, permite um tratamento homogêneo e preciso.

O microagulhamento é empregado com a finalidade de fazer pequeníssimos furos na pele para estimular a função dos fibroblastos, as células responsáveis por produzir colágeno, de forma a promover a restauração da pele que sofreu danos com a passagem do tempo.

INDICAÇÕES DO MÉTODO

As principais indicações para essa técnica são a suavização do fotoenvelhecimento (envelhecimento causado pela exposição desprotegida à radiação solar), correção de cicatrizes de acne, queimadura ou cirurgia, tratamento das estrias, suavização dos melasmas e melhora da textura da pele no que se refere a poros dilatados.

O mecanismo consegue entregar o produto terapêutico até o local exato onde ela poderá agir.

Pois devido às características da nossa pele, como a queratinização, ela não permite que os produtos tópicos aplicados de forma tradicional penetrem nas camadas internas, ficando restritos à superfície.

Dessa forma, para que os produtos cheguem até as camadas mais internas, é preciso quebrar a barreira da pele, permitindo uma maior penetração desses produtos. O microagulhamento é um sistema de rolamento que apresenta várias microagulhas, as quais originam centenas de microperfurações na pele. Por si só, esse processo desencadeia substâncias químicas que estimulam a produção de colágeno e elastina pelos fibroblastos, de forma a reparar a pele que sofreu danos com a passagem do tempo.

Em consequência ao aumento da produção de colágeno e elastina, a pele passar por uma reestruturação e reorganização de suas fibras internas, o que promove a diminuição das rugas e das cicatrizes e a formação de uma pele mais luminosa e mais firme.

Quando o microagulhamento é associado à aplicação de ativos, há um aumento na taxa de penetração das substâncias ativas na derme e na epiderme, permitindo que elas atinjam camadas mais profundas.Isso acontece porque os produtos penetram pelos microcanais abertos na pele pelo sistema de microagulhamento, de forma que as moléculas são enviadas diretamente até as camadas internas da pele, permitindo que elas ofereçam respostas mais rápidas e eficientes, melhorando muito a renovação celular.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO

A técnica de microagulhamento deve ser feita com a aplicação de anestesia local para evitar que o paciente sinta dores ou desconforto durante o procedimento.

A maneira da aplicação pode variar de local para local, mas, em geral, o aparelho é posicionado de forma paralela à pele e é feito o rolamento do aparelho.

As microagulhas utilizadas nessa técnica são muito afiadas e conseguem penetrar até 1,2 milímetros na pele, facilitando a penetração dos produtos aplicados na pele, como peelings ou máscaras faciais contendo ativos, vitaminas ou fatores de crescimento.

Quando as microlesões são feitas, ocorre também um microssangramento que não é visto a olho nu – somente com auxílio de uma lupa.

Depois de alguns minutos, surge um padrão de pequenas manchas avermelhadas.

VANTAGENS DA TÉCNICA

A vantagem dessa técnica é, depois de alguns minutos, os microfuros se fecham sem deixar marcas na pele, o sangramento cessa e a vermelhidão desaparece, permitindo que o paciente retome suas atividades imediatamente.

O sistema é muito utilizado também para tratar cicatrizes de acne já que através do Eletroderme, com radiofrequência microagulhada segura, profunda, promove resultados rápidos e ainda com a possibilidade do drug delivery, através da abertura de canais para inserção de fármacos como o ácido retinóico, Vitamina C, ácido hialurônico Hyaxel, Silicium P e Progenitrix, ajudando na renovação das células.

O tratamento para flacidez facial é feito em sessões mensais.

Após 30 dias da primeira sessão, já é possível notar mais firmeza, com melhora do aspecto geral da pele.

Diferentemente de cirurgias, que tem pós-operatório complicado, o D&D tem tempo de recuperação tranquilo.

Além disso, não há possibilidade do paciente ficar com cicatrizes. Se você tiver qualquer dúvida sobre o microagulhamento com drug delivery, entre em contato com os nossos profissionais.