Foliculite
10/03/2015- Acne (“espinhas”): doença muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Embora a acne seja uma doença que não envolva risco de vida, ela é capaz de provocar alterações psicológicas e físicas. O tipo mais comum é o que ocorre na puberdade, com apresentação principalmente na face, tórax e ombro. Em média, 30-80% da população jovem apresenta essa doença.
- É uma doença do folículo pilo sebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores como: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo propionibacterium acnes.A acne têm uma tendência a ser mais grave no sexo masculino, mas, também, atinge as mulheres.
Antigamente pouca importância era dada ao tratamento da acne, porém a crescente preocupação com a estética, levou não só a procura precoce ao tratamento quanto a indústria internacional a desenvolver novos e eficientes produtos.
Tratamento da acne
- O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e sendo individualizado a cada caso. Tendo como objetivo a prevenção de cicatrizes, manchas e a recidiva das lesões.
- Cremes tópicos, antibióticos tópicos e oral e isotretinoina (Roacutan®) oral são os medicamentos usados pelo dermatologista para tratar todas as formas de acne dependendo de cada caso.
Acne tratamento estético
- Limpeza de pele: deve ser realizado por um especialista (fisioterapeuta dermato funcional) e não em casa. Indicado para limpeza e retirada de cravos de forma adequada e higiênica.
- Peelings químicos e físicos indicado para tratar a acne em atividade, manchas e cicatrizes.
- Laser fracionado indicado para o tratamento das cicatrizes deixada pela doença.
- LED e Luz Pulsada são tecnologias que emitem energia para aliviar a inflamação e tratamento da acne.